Portal do Governo Brasileiro

Solicitação de arte gráfica

Através da categoria do GLPI denominada “arte gráfica”, pode-se solicitar o desenvolvimento de logotipos, material gráfico, ilustração e projeto editorial.

Fluxo do processo:

fluxograma - arte gráfica

 

Detalhamento dos tipos de artes gráficas elaboradas pela CECOM/Reitoria e os prazos:

Serviços de artes gráficas

ServiçoDescriçãoPrazos
LogotipoDesenvolvimento de logotipo/ identidade visual para eventos, serviços, setores, etc. O prazo inclui a aplicação do logotipo em uma peça gráfica (banner, cartaz etc.).5 a 15 dias úteis para envio da primeira proposta. 5 dias úteis para realização de alterações.
Material GráficoCriação de arte gráfica par utilização em meios digitais (full banner para site, postagem para facebook, e-mail marketing) ou que será posteriormente impressa (cartaz, folder, flyer, banner).5 a 15 dias úteis para envio da primeira proposta. 5 dias úteis para realização de alterações. 2 dias úteis para arte-final.
Prazo de produção e impressão sob consulta, conforme cada fornecedor.
IlustraçãoCriação de uma imagem para representar uma ideia, conceito ou acompanhar texto escrito.10 a 30 dias úteis, conforme a complexidade da proposta. 7 dias úteis para alterações.
Projeto EditorialCriação e desenvolvimento de material editorial com maior quantia de páginas. Por exemplo: livros, revistas, cartilhas, livretos, etc.
Projeto dividido em 3 etapas:
- Projeto gráfico: elaboração de algumas páginas para aprovação do estilo visual. Após aprovado, não serão feitas alterações.
- Diagramação: desenvolvimento do projeto em si. Só pode ser feito após recebimento do texto final e imagens complementares (fotos, gráficos), caso sejam necessárias.
- Arte-final: fechamento do arquivo para impressão ou publicação digital.
Projeto gráfico: 20 a 30 dias úteis. 10 dias úteis para realização de alterações.


Diagramação: aproximadamente 1 dia útil por página de texto no Word. 10 dias úteis para realização de alterações no arquivo final.


Arte-final: 7 dias úteis.

 

Observações:

1) Nas artes gráficas, são aceitas, no máximo, duas alterações por peça. A partir da terceira solicitação de mudança em layout/peça, a solicitação de trabalho será enviada para a lista de solicitações novamente. Por isso, é importante que o solicitante saiba exatamente o que deseja e oriente o designer antes da iniciação do trabalho.
2) Para trabalhos que necessitarem de confecção de produtos por empresas contratadas, é importante lembrar que sua confecção depende de liberação orçamentária. Logo, a demanda será atendida pela CECOM/Reitoria conforme programação anual (licitação) e consulta orçamentária à PROAD.
3) Nos casos de solicitação de mais de 1 (um) item, o setor/solicitante deve consultar a CECOM/Reitoria sobre os prazos.